quarta-feira, 7 de abril de 2010

RELATÓRIO GESTAR LINGUA PORTUGUESA





RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA – UNIDADES 19 E 20 DO TP5.
Atividade do avançando na prática página 196, trabalhado com os alunos da EJA, 4ª ETAPA “B”, para efeito de relatório. Esta atividade é continuação do conteúdo trabalhado na unidade anterior que trata da Coerência Textual, agora Coesão Textual, mostrar aos alunos como acontece a coesão no texto, quais as palavras que geralmente utiliza-se para dar continuidade e ligação ao texto, o que chamamos de elos coesivos. Os alunos juntamente com a professora criaram um pequeno texto para exemplificar quais são os elos coesivos, alguns termos dos quais eles já conheciam, porém com outro nome e até utilizavam em seus textos sem saber ou conhecer com esse nome de elos coesivos. Quando foram mostrados a eles esses elos coesivos como é o caso dos pronomes, conjunções, e outros, palavras que evitam repetições desnecessárias dentro do texto, a partir daí puderam entender melhor o uso delas, ficaram até mais empolgados em saber que já as utilizam, mas agora entendem também o porquê, isso fez com que ficassem mais confiantes em si mesmos. O texto escolhido para ser trabalhado com a turma foi retirado da Internet, uma fábula “A BORBULETA ORGULHOSA”, já que se começou trabalhando sobre narração, junção do útil ao agradável, para não perder o fio da meada. O texto foi recortado em parágrafos para que pudessem montá-lo novamente, observando as palavras que poderiam dar seqüência ao texto sem perder o sentido - os elos coesivos. A turma foi dividida em grupos de quatro a cinco pessoas. Alguns grupos conseguiram montar o texto conforme o original, outros trocaram alguns parágrafos de posição sem perder o sentido, outros modificaram tanto que nem parecia o mesmo texto. Depois que eles montaram o texto e colaram no papel a ordem foi o momento das discussões e comparações entre grupos, porque tinham montado daquele jeito, se ele perdeu ou não o sentido. Alguns grupos conseguiram apenas montar o inicio e o fim da história corretamente, as demais partes mudaram a posição; outros montaram corretamente; e ainda outros grupos modificaram uma parte ou outra da história, mas não chegou a comprometer o texto. Este trabalho proporcionou maior discussão entre o grupo sobre as possibilidades de construção, os que ainda apresentavam dificuldade sobre inicio meio e fim de um texto puderam observar melhor com ajuda dos demais colegas, e o desenvolvimento que é o texto em si. Eles ainda apresentaram dificuldade de ordenação dos parágrafos, mas já compreendem quais os elementos do texto como: introdução, desenvolvimento e conclusão, porque anteriormente tinham muita dificuldade em saber o que era, foram dados exemplos diversos de como poderia ser e como não deveriam fazer como: separar o texto escrevendo inicio ou introdução, desenvolvimento e conclusão, fato observado muito em textos anteriores, e agora já não fazem mais, conseguem perceber perfeitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário