quarta-feira, 7 de abril de 2010

RELATÓRIO GESTAR


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO GESTAR II- UNIDADES 17 E 18, DO TP5.

A atividade escolhida é o avançando na prática da página 105, realizado com turmas da EJA, 3ª E 4ª ETAPAS, porém como as atividades do Gestar são continuação do ano anterior e a turma que era realizado o relatório está na 4ª etapa “B”, então esta atividade refere-se a ela.

O conteúdo trabalhado nestas unidades é sobre coerencia textual, o que é e como ocorre dentro do texto.Então foi falado a turma sobre coerência textual, o modo como ela acontece, o que indica que um texto tem coerência ou não. Para isso, foram dados vários exemplos de textos com situações peculiares a eles, inclusive de um texto, que foi um dos primeiros que tive contato dos conteúdos na época da faculdade, não lembro o titulo do texto, mas sei que era do livro da INGEDORE. Neste texto falava-se de um menino fraco que mal conseguia carregar uma cesta de doces, e que no desenrolar da história deparou-se com um acidente de transito e de repente ele consegue carregar o carro e retirar o homem que estava preso debaixo, ai vem o questionamento, como um garoto que mal conseguia carregar uma cesta adquire poderes do nada, consegue se transformar num super homem sem nenhuma causa aparente do texto. Com isso, procurou-se mostrar como é um texto incoerente, aquele que não segue as seqüências lógicas do pensamento ou há uma mudança drástica no desenrolar do texto sem justificativa aparente para isso, sem nenhuma pista dada ao leitor da mudança, contradizendo o havia sido dito anteriormente e muitos outros exemplos forma dados como, começar defendendo uma idéia e no final dizer que é contra ou vive-versa. Quando foi dado o exemplo do menino, muitos alunos riram, mas compreenderam como acontece a quebra do pensamento no texto, da seqüência, da cronologia dos fatos. Agora que todos estavam por dentro dos conceitos era hora de testar os conhecimentos, a turma foi dividida em grupo de quatro a cinco alunos e foi distribuído a eles figuras de uma história de uma bruxinha retirada do AAA5,página 42, em que elas teriam que ordenar as imagens na seqüência lógica, conforme as imagens observadas por eles e depois escrever como aconteceu a história, sendo que poderiam acrescentar mais alguma informação ao texto que julgassem necessário, desde que não fugisse do tema. A dificuldade observada neste momento foi de ordenar os desenhos, pois como as imagens foram escaneadas, três quadros ficaram maiores que os outros e isso levou alguns alunos a acreditarem que a seqüência começava com aqueles pedaços ou que ambos estavam ligados, foi quando percebi a confusão deles e disse que os desenhos estavam embaralhados independentes do seu tamanho, que observassem melhor as figuras o que elas transmitiam a eles para poder construir a seqüência do contrário montariam de outra forma. Desfeita a duvida, agora todos conseguiram montar a ordem do texto e criaram a história. Lógico que ainda no momento da escrita há algumas palavras que fogem das regras ortográficas, palavras faltando letras, o senso de humor bem latente também. Acredito que a maior prova de que o conteúdo foi entendido pela turma é que todos, mesmo os que estavam com duvidas conseguiram montar o texto e contar a história sem maiores problemas além dos mencionadas anteriormente.

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